CSA, APROSPERA e Permacultura
CSA
Comunidade que Sustenta a Agricultura.
Produzimos alimentos orgânicos, agroflorestais e agroecológicos para nossa Comunidade que Sustenta a Agricultura.
Na CSA a agricultura é apoiada pela comunidade. O agricultor deixa de vender seus produtos e conta com a participação dos co-agricultores para a organização e financiamento da sua produção.
Toda semana, entregamos alimentos saudáveis em pontos de convivência:
Segunda feira
15h - SQS 113 Bloco H, quadra lixo 0
16h - Evolua, CLN 409 Norte Bloco A
Terça-feira
12h - Evolua, CLN 409 Norte Bloco A
APROSPERA
Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu.
Coletivo fundado em 6 de janeiro de 2016, conta hoje com 45 agricultores trabalhando em sistema de apoio mútuo (mutirão) e com 12 CSAs em funcionamento. Fatima é presidente da associação desde sur criação.
Ganhadora de três prêmios de sustentabilidade no ano de 2017, é referência de associativismo e agroecologia no DF e no Brasil.
Participou de diversos congressos e fóruns nacionais e internacionais mostrando a sua experiência e resultados.
Sua Sede está localizada no Assentamento Oziel Alves III e foi construída em sistema de bioconstrução com recursos do PPPEcos - Programa de Pequenos Projetos Ecosociais, administrado pelo Instituto Sociedade População e Natureza - ISPN.
Em 2017, Louise e Diogo fizeram o curso Design em Permacultura, no Sítio Nós na Teia e na Toca da Coruja.
Em 2018 fizeram uma reciclagem do PDC para aprofundarem os seus conhecimentos em arquitetura apropriada e bioconstrução, gestão da água, saneamento ecológico e energia renováveis.
Assim, o Pé na Terra organiza mutirões de bioconstrução com as técnicas em bambu, madeira e mistura de terra, areia, água, palha, para a construção de moradias bioconstruídas do projeto Pé na Terra.